Fortuna Crítica - Ciclo Renato Ortiz
O Departamento de Sociologia e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp apresentam o projeto Fortuna Crítica. A iniciativa tem o objetivo de celebrar o legado intelectual de seu corpo docente, consolidar sua memória e destacar suas contribuições à sociologia.
Fortuna Crítica busca apresentar seus principais temas e problemas sociológicos bem como sua contribuição para a construção, consolidação e/ou transformação de linhas de pesquisa. Todo semestre convidaremos um de nossos professores/as para apresentar sua obra e trajetória em um ciclo de palestras.
Inauguramos este projeto com o professor Ciclo Renato Ortiz, que será realizado em cinco encontros de março até julho, nos canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter.
O professor Renato Ortiz partilhará conosco suas reflexões acerca das temáticas religião e cultura popular; identidade, nação e cultura; modernidade e modernidade-mundo; mercado de bens simbólicos; e trabalho intelectual.
Renato José Pinto Ortiz se titulou mestre e doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales sob a orientação de Edgar Morin e Roger Bastide, respectivamente. Renato Ortiz é professor titular do Departamento de Sociologia e professor permanente do PPGS.
Entre seus livros publicados destacam-se: "A Morte Branca do Feiticeiro Negro" (1978), "Cultura Brasileira e Identidade Nacional" (1985); "A Moderna Tradição Brasileira" (1988); "Mundialização e Cultura" (1994); "O Próximo e o Distante: Japão e modernidade-mundo" (2000); "Mundialização: saberes e crenças" (2006); "A Diversidade dos Sotaques: o inglês e as ciências sociais" (2008); "Universalismo e Diversidade" (2015); e "O Universo do Luxo" (2019).
Saiba mais no site do Projeto Fortuna Crítica.
25/03 - das 17h às 19h
Religião e cultura popular
22/04 - das 17h às 19h
Identidade, nação e cultura
20/05 - das 17h às 19h
Modernidade-mundo
17/06 - das 17h às 19h
Mercado de bens simbólicos
08/07 - das 17h às 19h
Trabalho intelectual